Princípios de Design para User Interface ver no navegador
Aula 1
3 minutos de leitura
O que são princípios de design

Princípios são um conjunto de normas ou acordos seguidos pelas pessoas ou instituições. Na sua vida, por exemplo, você segue alguns princípios morais que definem como você se comporta em grupo ou sociedade. Talvez um dos seus princípios seja dar bom dia para todos ou agradecer sempre que alguém fizer um favor. 

Quando transferimos a ideia de princípios para o contexto do design, temos o objetivo de formalizar um conjunto de conceitos que serão responsáveis por ajudar todo o time de produto a tomar decisões apropriadas e, consequentemente, mais assertivas para o projeto.  Isso quer dizer que ao definir princípios, o time se sentirá engajado a entregar o melhor resultado.

Imagem com um diamante azul e a palavra Princípios.

⚠️ Mas fique atento e não caia na armadilha de definir princípios óbvios de mais, que já são naturais a qualquer bom projeto. Como por exemplo: clareza, simplicidade e usabilidade. 

Hoje você já tem esses princípios em mente quando cria algo porquê eles são intrínsecos a um bom produto. Portanto, evite definir princípios padrões e tente se diferenciar com alternativas que tenham um peso maior e melhor.

"Não crie princípios de design óbvios de mais para o seu produto."

Faça o experimento de pesquisar no Google por princípios de design e você vai ver que a grande maioria das equipes se contentam em definir coisas do tipo "ser humano" ou "ser comunicativo", ou talvez um pouco mais desleixado como "ser criativo". Sejamos sinceros, sua equipe não precisa de princípios como esses. Eles não dizem nada e não direcionam a a lugar algum. 

Você precisa de princípios de design?

A resposta é sim. Princípios são fundamentais para criação de produtos de uma forma estruturada. Mas cuidado para não se iludir e pensar que só isso basta. Ter conceitos fortes e bem definidos não significa que seu produto também será.

Um bom produto deve ter uma boa execução do início ao fim e princípios de design são apenas uma parte do processo. Eles serão responsáveis por guiar decisões de design e servir como argumento caso alguém questione algo.

Então se você lidera ou está em um time de produto em que várias pessoas interagem e contribuem com o mesmo projeto, você precisa de bons princípios para alinhar uma única visão com todos e economizar tempo nas tomadas de decisões.

Na próxima aula...

Começaremos nossa caminhada para entender como definir princípios e conheceremos quatro áreas que podemos explorar para criá-los.

⚠️ 👨🏻‍🏫

Se surgir alguma dúvida e você for inscrito no Plano Topzera 💎 , basta responder esse email para receber meu suporte em até 24 horas de segunda à sexta.

Willian Matiola
Grande abraço!
Welliton Matiola, Co-fundador da UI Lab
Instagram: @wellitonmatiola
UI Lab

Tv. Germano Magrin, 100 Ed. Pathernon Sala 501, Caixa Postal 136, Criciúma - Brasil

O melhor lugar para ser um UI Designer melhor!

⚠️Não receber mais emails (Unsubscribe) ⚠️